25/07/2013

As dificuldades da Vida

Dalai Lama disse um dia que "O período de maior ganho de conhecimento e experiência, é o período de maior dificuldade na vida de cada um".
Para lá de todas as considerações possíveis a respeito dos momentos difíceis da vida, esta frase ganha uma dimensão extremamente pragmática e reveste-se de pura verdade.
Na vida, atravessamos diferentes momentos, uns bons outros nem tanto. Verdade é que colhemos o que semeamos, mas ainda assim vamo-nos escondendo no desejo absoluto de que nada de mau nos vá acontecendo, mesmo que nada de bom se "semeie". Nos momentos difíceis, não só vemos quem realmente é nosso "amigo", como também somos colocados intimamente em posições desconfortáveis que nos obrigam a sair das zonas de conforto, onde tanto gostamos de "navegar". Muitas sãs as vezes em que "a vida" nos esmaga com problemas e dificuldades, que tantas outras vezes nos achamos incapazes de superar. Na verdade, somos sempre capazes de superar as nossas dificuldades, pois nunca nada está fora do nosso alcance de resolução. A questão é que a nossa incapacidade mental e por vezes moral, não nos liberta para procurarmos e encontrar as soluções dos nossos problemas. Tudo tem uma solução e mesmo quando não a encontramos, não devemos de vacilar no propósito final de resolver as dificuldades. Com fé, com muita fé conseguimos caminhar e adquirir a "bagagem" necessária para sermos capazes de ultrapassar as barreiras que nos vão aparecendo. 
Jesus disse um dia aos seus discípulos: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá e ele passará. E nada vos será impossível".
Independentemente da fé de cada um, é sempre possível mover os nossos "montes", desde que para tal estejamos interiorizados e com fé suficiente para o fazer. 
Um dia, todo o Homem conseguirá entender e compreender que para lá de um mal, está sempre um bem maior.
Mas até lá, continuaremos na senda da dor e do sofrimento, porque ainda não conseguimos entender o nosso processo evolutivo...

Sem comentários:

Enviar um comentário