A aproximação do Homem na sua dimensão física às suas demais dimensões, tais como a psicológica e espiritual, é um caminho que tem vindo a ser percorrido ao longo da sua evolução. Actualmente, seja a ciência objectiva como a mais subjectiva, onde enquadro a psicologia por exemplo, tomam um papel importantíssimo na nossa construção como seres universais e simultaneamente únicos e individuais.
Aliar a psicologia à espiritualidade, é cada vez mais um passo fundamental no processo de crescimento interior do Homem, pois sem a verdadeira compreensão da dimensão espiritual do indivíduo, dificilmente conseguirá compreender-se e analisar-se a dimensão psicológica do mesmo. Somos por fora aquilo que somos por dentro. E por dentro, somos o que pensamos e sentimos.
Desta forma, numa visão simplificada, as bases da nossa real existência está na proporção directa da construção adquirida das nossas vivências, pois somos sempre o resultado líquido do que construímos no passado seja através das nossas acções, como pensamentos. Os pensamentos geram sentimentos e daí resultam as acções consequentes.
Ouvir-mo-nos interiormente, é um processo fundamental na construção da nossa personalidade, do nosso carácter, daquilo que pretendemos projectar para o exterior. Tomar consciência do que realmente somos, seja ao nível das capacidades ou limitações, é o primeiro passo para o nosso engrandecimento pessoal e espiritual, pois a aquisição de conhecimento aliada à colocação em prática do mesmo, coloca-nos em planos superiores de evolução.
Cada um é o árbitro constante da sua felicidade, sendo o único responsável pela sua manutenção ou prolongamento dos seus estados de dor e sofrimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário