Ao longo da vida, vamos-nos deparando com inúmeros desafios mais ou menos difíceis e dentre os muitos que nos são reservados, existe um particularmente difícil para a grande maioria das pessoas: libertar-se do seu passado negativo.
Traumas, frustrações, ideais não concretizados, decepções, etc... um rol interminável de acontecimentos que gostaríamos de "apagar" ou de voltar a repetir para corrigir o que foi feito de forma errada. Tanto o que fizemos erradamente, como o que outros nos fizeram, deixam sem qualquer dúvida uma série de marcas mais ou menos profundas na nossa consciência. O maior desafio é conseguir libertar-se dessas marcas, retomando um caminho de liberdade plena e mais "leve". Não é fácil este desafio....sobretudo no que respeita ao que de mau outros nos fizeram. É certo que o que está no passado deve de ficar no passado, no entanto é no passado que alimentamos muito o momento presente. Se no passado está e permanece o que nos magoou, é no momento presente que esse sofrimento é vivido. Não basta esquecer, ou deixar o escoar do tempo apagar as marcas do passado sofrido, é preciso bem mais do que isso. É preciso ter consciência do passado e perdoar do fundo do coração quem nos magoou. E mais uma vez, este é um desafio difícil para os corações ainda que pouco orgulhosos. as marcas da nossa condição humana nem sempre aliviam o peso do sofrimento passado através do perdão...
É difícil amar, pois até o amor trás sofrimento e nos desejamos fugir ao sofrimento, pois nele não encontramos lição nem felicidade. Mas na verdade, é no sofrimento que encontramos o amor e as lições necessárias para levar ao perdão e à razão do coração. Reparar o passado é impossível, por isso é necessário abrir suficientemente o coração para reparar o presente...e isso é muito difícil, sobretudo para quem tem, nem que seja um pouco, de orgulho.
O tempo não apaga as marcas do passado...somente o amor e o perdão verdadeiro o conseguem fazer. Será que conseguiremos alguma vez perdoar?
Sem comentários:
Enviar um comentário