12/11/2013

Pedi e obtereis...

Desde muito cedo na sua existência que o Homem percebeu a sua reduzida capacidade e importância no amplo sistema universal, de tal forma que foi iniciando uma controversa forma de pedir, por vezes suplicar, favores divinos para atingir as suas aspirações, sejam elas de melhoramento interior ou questões materiais mais imediatas.
Solicitações de favores a entidades divinas, sejam elas num sistema religioso, ou para-religioso, politeísta ou monoteísta, foi sempre cartilha imperiosa na evolução humana, devido à inadaptabilidade do Homem em compreender e entender convenientemente o seu papel e condição no seu meio e de uma forma mais global, no universo.
Pedir não é errado e documentalmente vem referido na Bíblia como o caso de Jacó ao fugir para a Mesopotâmia exclamou: “Se Deus estiver comigo, se me proteger durante esta viagem, se me der pão para comer e roupa para vestir e se eu regressar em paz à casa de meu pai,… esta pedra… será para mim casa de Deus e pagarei o dízimo de tudo quanto me concederdes” (Gn 28, 20-22) e este exemplo é um dos inúmeros casos retratados. 
No entanto, é fundamental esclarecer alguns aspectos importantes quanto ao acto de pedir; O Homem não devia de pedir favores divinos com intuitos materialistas, mas sim no sentido do seu melhoramento interior e mais do que isso, ter maior consciência que Deus ajuda cada um de nós na medida do nosso esforço na busca do que precisamos dado que a Lei do Trabalho é a lei natural que induz o Homem a não se acomodar e continuar na senda do seu progresso decorrente do seu trabalho e busca pelo seu próprio aprimoramento. 
É fundamental desejar, mas mais do que isso, é fundamental crescer interiormente, no campo moral e intelectual. Obter por meio de facilidade sem o recurso às ferramentas próprias do trabalho e do merecimento, não é meta na qual Deus não ajuda o Homem.
Outro aspecto fundamental a ter em consideração é que pedir e prometer é por si um acto com alguma ingenuidade associado, dado que no campo do Bem e do Amor, nenhum favor é realizado com o intuito de obter retorno, pois todo o espírito de Bem ajuda sem pedir nada em troca. A única troca a ser feita, é amar a Deus e ao próximo como a si mesmo...    

Sem comentários:

Enviar um comentário