11/05/2012

Renascer de novo

Como poderei renascer de novo, se já nasci?

Renascer, é sem dúvida um conceito interessante de análise da vida humana. Independentemente dos critérios religiosos de cada um, renascer é um processo pelo qual todos passamos, por vezes sem sabermos, outras vezes com a perfeita consciência do momento, muito fruto do Karma.
Todo o homem tem de nascer e renascer quantas vezes forem necessárias, para que vá completando o seu aperfeiçoamento. É a chamada a Lei do Progresso. 
Nascemos na vida biológica, mas o processo de renascer, apesar de directamente ligado a este facto, encontra o seu espaço de análise noutro âmbito. Renascer significa a transformação interna de cada um, sendo este um processo pelo qual todos, sem exclusão, temos de passar. O caminho da transformação é longo e nem sempre visível aos olhos de todos, até determinado momento que é substancialmente variável e circunstancial a cada um de nós. Ninguém herda inteligência ou saber, através deste exemplo verifica-se que toda a nossa existência é um processo evolutivo, sendo que o seu culminar encontra-se no nosso aperfeiçoamento moral e intelectual.
O espírito nascerá, morrerá e renascerá quantas vezes forem necessárias são filosofias conhecidas e dogmas defendidos, desde há muito tempo por povos e religiões várias. Na verdade, somos fruto do que fomos, seja num passado mais ou menos longínquo no tempo. O aperfeiçoamento humano, depende do seu renascimento pessoal e interior e por muito que se queira retardar este processo ele estará sempre gravado no subconsciente e um dia será guia da nossa conduta.
Para renascer não significa necessariamente que tenhamos de morrer na forma física de expressão, mas sim é necessário eliminar o que existe de errado em nós, seja pelos pensamentos que desenvolvemos, pela conduta que vamos tendo, pelas acções e práticas que vamos desenvolvendo. Renascer é um processo interno, espiritual e sobretudo o processo evolutivo no caminho da nossa felicidade. 

   

Sem comentários:

Enviar um comentário