29/03/2012

A Caridade

Um dia alguém disse; "Fora da caridade, não há salvação"

Esta frase envolve-se de um carácter espiritual muito forte e abrangente ao ser humano nos domínios do relacionamento uns com os outros.

Mas afinal o que é a caridade?

A caridade pode ser interpretada sob diversas formas, sejam elas no domínio das doações monetárias, alimentares, amizade, benevolência mútua, tempo, amor, etc.. . Na prática a caridade é dar de si, em prol dos outros. 
A caridade, para muitas pessoas resume-se a doar dinheiro como se tal gesto as libertasse de um peso de consciência em como fizeram aquilo que deviam ou alguém as induziu a tal por obrigação. Na verdade, a caridade é muito mais que isso, ultrapassa as fronteiras criadas pelo dinheiro e pela condição materialista em que vivemos. Darmos de nós, seja carinho, amizade e amor incondicional de forma consciente de um bem que estamos a fazer a outrem, com pensamentos elevados e coração aberto, sem esperar por contrapartidas de qualquer ordem, é fazer o que Jesus nos pediu um dia; " Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei".
Gestos tão simples podem ser tão carregados de caridade e valor emocional que vale com certeza bem mais que dinheiro dado com uma mão escondida da outra.  Através da caridade, é possível ajudar alguém a curar-se, a reerguer-se, a acreditar, a ter fé, a libertar-se do negativismo e pessimismo em que muitas vezes se encontra na vida. Ser caridoso é fazer o bem, tanto aos outros como a nós próprios, pois mesmo não esperando por retribuição alguma, Deus nunca abandona os seus filhos e sobretudo nunca deixa de ajudar quem pratica o bem.
A caridade não tem religião, não tem credos e não tem dogmas, somente significa ter consciência que podemos ajudar os outros e querendo fazê-lo só contribuímos para o nosso desenvolvimento como seres humanos e espirituais, tudo em nome de um bem comum.


Sem comentários:

Enviar um comentário