14/03/2012

O passado e o futuro

O que representa para ti o futuro?
O que representa o que ficou para trás na tua vida?

As pessoas têm tendência a viver um futuro que ainda não aconteceu, muitas vezes a sofrê-lo por antecipação. O ser humano sempre gostou de imaginar o futuro, tentar adivinhá-lo, por vezes concebê-lo segundo os seus padrões de fé e de vida. É, e sempre foi algo inato à nossa condição terrena, talvez sempre o será também. No entanto existem alguns detalhes que carecem de melhor atenção, pois é nos detalhes que encontramos muitas das razões dos nossos sofrimentos e uma das causas é mesmo essa; viver o futuro agora.   
Antes de mais, é muito importante entender o nosso passado. Ter a noção de onde viemos, do que fizemos e do que deixámos para trás que deveria de ter sido feito. O passado condiciona o futuro, mas acima de tudo condiciona o momento presente. É neste pequeno detalhe que reside muita da nossa infelicidade. O ser humano esquece-se de viver o presente, fica muitas vezes agarrado e refém do passado e sofre a antecipação de um futuro que imagina muitas vezes como menos feliz. 
Não devemos de ficar no passado, mas devemos de aprender com ele, retirar as lições de vida que nos permitam viver o momento presente com maior alegria e felicidade. Pois o que realmente conta, não é o passado nem o futuro, mas sim o presente...o agora, o já. E é agora que temos de encontrar os meios de sermos felizes, não adiá-los para um futuro incerto que não está nas nossas mãos e muito menos ficar preso às alegrias ou tristezas do passado.
Do passado colhemos hoje o que semeámos, mas não podemos esquecer que também no futuro iremos colher o que semearmos agora. Que façamos hoje as boas sementeiras do futuro.
Viver no presente é a única realidade que temos, façamos dela um momento de felicidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário