18/04/2012

O corpo e o espírito - I

O que é o espírito? E o que é o corpo?
Qual é a relação entre um e o outro?

Questões com sentidos filosóficos aparentemente opostos, de um lado temos o espiritual ou idealista e por outro a vertente materialista da nossa existência.

O corpo é algo de bem tangível e visível, o lado material do nosso ser. É na utilização do corpo nas suas várias valências e capacidades que nos expressamos para o exterior, que manifestamos o que vai dentro de nós  num contexto emocional e intelectual. 
Segundo Platão, o essencial no homem é o espírito, porque é este (o espírito) que dá humanidade ao homem. Outra visão é a de Aristóteles, em que o corpo não tem qualquer importância, porque sem o corpo não existe espírito e quando o corpo acabar também o espírito acabará.
A relação entre o corpo e o espírito é linear para a grande maioria das pessoas, facilmente encontramos exemplos dessa mesma relação e que muito se resume à famosa frase "Uma mente sã, num corpo são" do poeta romano Juvenal quando este respondeu à pergunta do que é que as pessoas deveriam de desejar para as suas vidas. Muitas vezes dizemos que não nos sentimos bem quando o nosso corpo não está bem. A relação de algo não visível (espírito) dentro de nós com a parte visível (corpo) é facilmente demonstrável.
O equilíbrio entre o nosso espírito e o nosso corpo é fundamental, considerando que o espírito é "prisioneiro" do corpo e cuidar de ambos deverá de ser um dos nossos objectivos principais de vida.

O corpo nós vê-mo-lo fisicamente. E o espírito?

Sem comentários:

Enviar um comentário