18/04/2012

O corpo e o espírito - II

O que é o espírito?

Na visão espiritual, o espírito é a individualização do princípio inteligente não corpóreo vigente no universo. 
Em termos de psicologia, o espírito é designado como uma atitude de uma pessoa ou de um grupo que motiva-o a fazer ou a dizer coisas de um determinado modo.
Na Teosofia (conhecimento agregado da Filosofia, Religião e Ciência), o espírito é associado aos dois princípios mais elevados do homem, a díade Atman-Budhi, a essência mais imortal do homem.


O homem não é só matéria e nele existe bem mais que isso. A noção desse facto advém de que o homem tem consciência, pensa, sente, constrói raciocínios, tira conclusões, ajuíza e tal não é possível se fosse somente matéria, pois esta é inanimada e irracional. Como tal facilmente se observa que o homem possui algo em si bem mais inteligente e superior que a simples matéria com que é feito.


O espírito é inteligente e essa inteligência advém-lhe de um acumular de experiências, sensações e acções. Todos nascemos simples e ignorantes, é ao longo das várias existências que o espírito adquire conhecimento intelectual e moralidade. Este processo de aquisição de informação é lento e fruto do nosso livre arbítrio pode tomar caminhos bem diferentes em cada ser humano, ou melhor, cada espírito.
O corpo é um simples invólucro do espírito que lhe dá a vida e consciência. A cada nova existência, novo corpo se desenvolve e o espírito tem nova oportunidade de continuar a sua senda de evolução intelectual e moral até à perfeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário